Câncer de Endométrio

 O endométrio é uma região do corpo do útero que é responsável pela menstruação. O câncer do endométrio é o 3o mais frequente dos canceres ginecológicos. Dentre os fatores de risco para essa doença podemos citar: obesidade, diabetes, hipertensão e uso de terapia hormonal apenas com estrogênio.

Sintomas e diagnóstico

O principal sintoma do câncer do endométrio é o sangramento vaginal anormal. Nas mulheres que menstruam há um aumento no sangramento, mas a doença não é muito frequente nessa faixa etária e portanto um sangramento aumentado frequentemente não é câncer. Nas mulheres menopausadas aparece um retorno da mesntruação. Diante desses sintomas um ultra-som transvaginal é remendado para avaliação do endométrio que frequentemente está espessado no câncer. Mas apenas o ultra-som não é suficiente para fechar o diagnóstico, é necessário uma biopsia de endométrio feita por histeroscopia (exame preferível), curetagem ou Pipelle.

Tratamento

Trata-se câncer do endométrio com cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A escolha dos tratamentos depende da extensão da doença. Na maioria das vezes inicia-se com cirurgia para retirada do útero, ovários e trompas. A abordagem pode ser aberta ou por videolaparoscopia.